MAQUIAGEM NATURAL - EXPERIÊNCIAS DE DIDI

Uma vez por mês tenho participado de uma feira incrível focada em sustentabilidade, a Desapegue-se. Além do estande Beleza Orgânica, tem troca-troca de roupas e objetos para a casa, comidinhas orgânicas, doação de livros, bichinhos para adotar, coleta de lixo eletrônico, dança, sarau de poesias...é um ambiente super alegre com pessoas do bem, preocupadas com a saúde, bem-estar, ecologia, e buscando uma maior qualidade de vida. Dessa vez fiquei ao lado das ativistas de proteção aos animais e do veganismo, que apoiam a ULA - União Libertária Animal. E achei super interessante a pesquisa que a Diane Costa, a Didi, tem feito com elementos naturais para criar a sua própria maquiagem. Já tinha feito um post sobre maquiagem feita em casa, com receita de blush e gloss, mas a Didi me mostrou muitas outras possibilidades!

Primeiro, fiquei encantada com a beterraba inteira, pura, que ela corta em lascas e passa direto no rosto como blush ou batom. Segundo ela dura semanas na geladeira, basta ir cortando. O melhor é que não tem problema de exposição ao sol. Outra dica é a maisena pura, que ela usa como substituto do talco. Agora o que achei mais incrível são as infinitas possibilidades de cores e misturas que se pode fazer, de blush, sombra, e até corretivo à base de maisena e pós de ervas e temperos naturais. É preciso um bom pilão para socar as misturas, passar numa peneira para o pó ficar super fino, e um pouco de paciência para ir misturando as cores ate chegar no tom ideal, mas são relativamente fáceis de fazer. Estou louca para experimentar, depois eu conto para vocês como foi!
 

Delineador:
Ingredientes: Carvão vegetal/Azeite
Como fazer: Socar o carvão até virar um pó bem fino, colocar num pote, e ir aos poucos adicionando o azeite, até formar uma pasta.

Blush/Sombra: 
Ingredientes: maisena e tempero da sua preferência (ex: cacau, canela, alecrim, cúrcuma, páprica doce, etc)
Como fazer: colocar a maisena em um pote, e ir adicionando o tempero aos poucos, misturando bem, até chegar na cor ideal. Pode-se usar também um pouco de carvão para ajudar na cor se preciso escurecer.

Corretivo: 
Ingredientes: Óleo de rosa mosqueta puro, maisena, cacau em pó orgânico
Como fazer: aplicar uma gota de óleo na área a ser corrigida - em volta dos olhos, do nariz, ou onde mais precisar - e aplicar com um pincel a mistura em pó previamente feita, no tom um pouco mais claro que o da sua pele.


AMOR SUSTENTÁVEL

A dica de hoje é ir além do que já estamos acostumados a ouvir, vamos mostrar que as relações amorosas também podem receber alguns toques "greens". Quer saber? Confira! 

Iluminação
Nada mais romântico do que uma iluminação a luz de velas. Dessa forma você gasta menos energia e economiza na conta de luz. Caso não tenha jeito, procure trocar as lâmpadas de casa por LED. Hoje existem até mesmo motéis que adotam práticas ecológicas, como o Vitara Motel, em São Paulo. Os 42 quartos têm economizadores de energia acionados pelo cliente com cartão magnético. As descargas também são econômicas e despendem a quantidade de água de acordo com as necessidades dos hóspedes.

Roupas de cama
Atualmente existem lençóis de bambu que já começaram a se popularizar no Brasil. O material é mais caro do que o algodão, mas tem a vantagem de ser uma planta de fácil cultivo e crescimento rápido, o que causa menor impacto ambiental. Além disso, o tecido feito de bambu possui ação anti-bactericida e seca mais rápido que o algodão.



Frutas Orgânicas
Prefira as frutas orgânicas, livre de pesticidas e não transgênicas. Ao escolher frutas "sensuais" como morangos e cereja, prefira orgânicas. Veja nossa dica de feiras orgânicas no Rio de Janeiro e São Paulo!

Preservativos
Evite jogá-los no vaso sanitário, pois além de entupir, polui o meio ambiente. Neste caso jogue no lixo junto com os pacotinhos do preservativo. A marca Natex se diz ecologicamente correta, pois é fabricada a partir do látex de seringueiras nativas do Acre. Se for usar lubrificante, dê preferência aos naturais a base de água com flores e ervas. Nos Estados Unidos, a marca Good Clean Love oferece três opções de fragrância: limão, lavanda e rosas ou canela. O produto não é testado em animais e vende na Amazon.

Água
Uma boa ideia é tomar banho a dois, pois é mais agradável e economiza água. Mas se você não dispensa uma banheira com espuma, que tal adicionar umas gotinhas do seu óleo vegetal e essencial predileto?

Brinquedinhos
A loja online Earth Erotics vende brinquedos sustentáveis eróticos.

Fonte: Green Nation, um ambiente colaborativo online que interage com pessoas para convergir cultura, informação e proteção ambiental a partir de questões que envolvem o futuro do planeta.


MINHA ROTINA DE BELEZA II


Seguindo o post sobre a minha rotina de beleza, hoje continuarei a falar sobre os meus cuidados diários para pele e cabelos. Muita gente me pergunta sobre filtro solar, porque notadamente são alguns dos produtos mais tóxicos que existem. Até já publicamos alguns posts aqui no blog do Dr. Carlos Braghini sobre os cuidados no uso de protetor, erros no seu uso, alternativas e dicas de como tomar sol e absorver melhor a vitamina D. Então, nos dias em que vou caminhar na praia, uso um chapéu com abas largas, e um pouco de filtro apenas no rosto. Apesar de saber dos riscos do uso desse tipo de produto, confesso que é vaidade pura. Já no corpo eu deixei de usar no dia-a-dia, só uso se ficar muitas horas expostas ao sol por motivos de força maior – ou aqueles dias que quero curtir a praia o dia todo, o que não faço sempre, e aí fico embaixo da barraca e de chapéu. Procuro então escolher os produtos com o menor fator de toxidade segundo o Sunscreen Guide EWG. A minha política é tomar pouco sol, só o necessário para a absorção de vitamina D, não ficar fritando. Uma outra coisa que gostaria de adotar são máscaras caseiras de tratamento para a pele, estou começando a estudar isso para trazer para vocês também. Aliás, quem tiver sugestões de receitas para compartilhar...adoraria a participação de vocês, seja aqui nos comentários, na página Beleza Orgânica no Facebook ou no Twitter.

Nos cabelos, atualmente estou usando o conjunto de Shampoo e Condicionador para Cabelos Escuros Multivegetal. Ele deixa o cabelo super leve e solto, ótimo para quem tem cabelos finos e normais, sem tintura ou alisamento como eu. Se for um dia muito úmido, e depois de secar o cabelo estiver com frizz, uso o Sérum restaurador de Pontas da Surya. E uma vez por semana faço uma hidratação caseira nos cabelos, aplicando um pouco de óleo de coco junto com a Máscara Reconstrutora Capilar Castanha do Brasil Arte dos Aromas, seja antes de ir malhar, ou quando tenho um tempinho para ficar em casa, e depois lavo os cabelos normalmente. Fora isso, não tenho paciência para ir ao salão, e detesto fazer escova, só em ocasiões especiais, e mesmo assim contrariada. Acho que meu cabelo fica muito mais natural quando fica com o ondulado natural, todo liso é estranho, não me sinto eu mesma. Não entendo essa obsessão por cabelos lisos de muitas mulheres, que acabam inclusive se expondo a tratamentos químicos agressivos de alisamento. Uma observação: meu cabelo, que é fino e ondulado, e que tinha muito problema de frizz, melhorou MUITO depois que passei a usar produtos com óleos vegetais naturais. Corto o cabelo de 4 em 4 meses, e faço a unha de vez em quando, usando somente base e esmaltes hipoalergênicos sem formol, tolueno e DPB.

O QUE É DETOX?


Ultimamente tenho ouvido falar tanto nesse termo - nas revistas, nas redes sociais, celebridades que estão fazendo - que tenho a impressão de que está sendo vulgarizado. Então fui conversar com a nutricionista mais antenada que conheço, a Carol Morais, para entender melhor o assunto, e que por sinal oferece o serviço Detox Delivery, à domicílio. Mas o que é DETOX, como é feito, quais são os seus benefícios e riscos?

O processo de destoxificação, ou DETOX, é um mecanismo natural do nosso organismo que ocorre em todas as nossas células, e consiste na BIOTRANSFORMAÇÃO das substâncias não metabolizáveis, ou que nosso corpo não reconhece, as TOXINAS, em substâncias ELIMINÁVEIS. Em teoria, nossas células são capazes de fazer essa transformação e eliminação sozinhas. Só que o nosso modo de vida ocidental sobrecarrega o nosso sistema, por estarmos constantemente expostos a substâncias estranhas ao nosso metabolismo. Coisas que comemos que não são alimentos de verdade, e sim produtos alimentícios, como adoçantes, corantes, aditivos, agrotóxicos... Isso sem falar das substâncias com que entramos em contato, como cremes, perfumes, desodorantes, dentre muitas outras, além da própria poluição.

O detox, ou seja, uma dieta especialmente voltada para a desintoxicação do organismo, feita por uma nutricionista, pode ser bastante desconfortável para algumas pessoas, causando uma série de sintomas como fadiga, náuseas, erupções cutâneas, desarranjo intestinal... Mas com um acompanhamento personalizado, minimiza-se dentro do possível o processo. A ideia é limpar o organismo, estimular o emagrecimento, melhorar diversos problemas de saúde, buscando mais ENERGIA, VITALIDADE E BEM ESTAR. E é claro, uma mudança no estilo de vida a partir desse momento. 

Carol Morais é Nutricionista da Clínica de Ecologia Médica e Nutricional em Goiânia e autora do blog Fale com a Nutricionista.

Para mais informações sobre o Detox Delivery, envie um email para

falecomanutricionista@gmail.com