DICAS PARA TOMAR SOL E A VITAMINA D
Continuando a minha séria de recomendações pouco convencionais desde o post Erros no Uso do Protetor Solar, a melhor hora para tomar sol e produzir vitamina D em níveis adequados é por volta do meio-dia, quando a incidência de UVB é maior, e não naquele solzinho fraquinho da manhã ou da tarde. Quem vive em regiões próximas à Linha do Equador não tem tanto com o que se preocupar, mas aqueles que vivem em latitudes mais altas talvez não produzam vitamina D suficiente mesmo nos dias ensolarados.
A luz ultravioleta B (UVB) – aquele tipo necessário para a produção de vitamina D pela pele – varia dramaticamente de intensidade com a localização geográfica, época do ano, hora do dia, grau de nebulosidade etc. Isso significa que, muitas vezes, você pode até achar que está produzindo vitamina D suficiente num belo dia ao ar livre, mas pode não estar. Precisamos de 290 a 300 nm (comprimento de onda) de UVB para produzir vitamina D, algo que pode acontecer somente no meio do dia nas latitudes maiores. A cor da pele também tem sua influência: cor escura (alta pigmentação) significa menos síntese de vitamina D por minuto de exposição à luz UVB. Sob ótimas circunstâncias, nossa pele sintetiza entre 10.000 e 20.000 UI de vitamina D em 30 minutos. Pessoas que não vivem em locais ensolarados, que evitam a luz solar ou que somente saem à rua com protetores solares possuem níveis perigosamente baixos de vitamina D circulante em seu sangue.
Para corroborar com esta tese, as taxas de câncer de todos os tipos (não só de pele) são mais elevadas em países com baixa exposição solar. O mesmo ocorre com doenças graves, como esclerose múltipla. Vitamina D baixa no sangue é igual a maior mortalidade e por maior acometimento a todos os tipos de doenças. Por isso, o ideal seria não usar protetor solar de espécie alguma. E também deveria ficar exposto ao sol o tempo suficiente para sua pele ficar vermelha e produzir vitamina D. Qualquer exposição adicional traz riscos e nenhum benefício à sua saúde. Depois disso, voltar para casa e não tomar banho completo, quer dizer, o ideal é só lavar as partes íntimas com sabão, e evitar esfregar a toalha na pele. Mas existem situações onde necessitamos ficar expostos por mais tempo e a proteção se torna obrigatória, então veja as minhas dicas no próximo post.
Por Dr. Carlos Braghini, especialista em quiropraxia e autor do livro Ecologia Celular.
Favor ajude nos esclarecimentos...
ReplyDeleteA recomendação é tomar 20min diários de sol, de preferência no horário de pico, só usar protetor solar após esse período. No banho, usar sabonete apenas nas partes íntimas. É isso?
Após esse período pode hidratar a pele com chás?
Se não tem como tomar sol com roupa de banho, vale short e blusa? Pode usar óculos solar durante esse processo? (tenho sensibilidade a luz).
Obrigada
Tatiane Oliveira
Olá, Tatiane. A recomendação é não usar protetor solar em momento algum. Nos posts anteriores explico melhor os motivos desta recomendação. Nos próximos, farei mais observações que vão clarear o assunto. Ao tomar banho depois do sol evite usar sabonete ou esponja na pele, lave apenas as partes íntimas. A hidratação com chás naturais está permitida, mas se for usar hidratantes convencionais sugiro navegar pelos posts do site e não aplicar em seu corpo toxinas que serão absorvidas pela pele. O ideal é que o tórax e as costas estejam descobertos para produzir vitamina D em níveis adequados. Um simples blusa equivale a passar um FPS 15. Abraço.
ReplyDeleteme tira uma dúvida: tomo sol, volto da praia, poderia usar um shampoo no cabelo? como tomar banho sem secar? como secar-se então?
ReplyDeletepraticar natação durante 40min entre meio dia e uma hora seria suficiente para produzir a quantidade de vitamina D diaria? Agradeço.
ReplyDeletecomo faço para tomar banho depois que tomo o sol? já ouvi dizer que não se pode usar sabonete e nem esfregar a pele? como fazer para tomar banho então? posso usar shampoo?
ReplyDeleteRespondendo aos comentários:
ReplyDelete15 minutos ao sol já é o suficiente para absorver a dose diária de vitamina D.
@Felipe, pode usar shampoo e sabonete. O que o Dr. Braghini sugere é que se use o mínimo de sabonete, apenas nas partes íntimas, para otimizar a absorção da vitamina D. Esfregar a pele, seja com o sabonete ou com a toalha após a exposição solar, prejudica essa absorção.
outra pergunta: vi um vídeo do lair ribeiro em que ele diz que depois que se tome o banho de sol, só é bom tomar o banho propriamente dito depois de 4 horas, isso procede? se sim, por que?
ReplyDelete@Felipe, acho que o princípio que Lair Ribeiro sugere é o mesmo do dr. Braghini, dar oportunidade à pele de absorver os benefícios do sol. Evitar tomar banho logo após o sol, mas se tiver de tomar, evitar passar sabonete, e é prudente não esfregar a toalha. Isto para não retirar a camada externa de gordura, pois ela auxilia na absorção da vitamina D produzida pela pele. Mas a melhor maneira de saber se sua exposição solar está adequada é saber o nível de 25-OH-vitamina D3 no sangue. Se os níveis estão baixos é necessário tomar mais sol ou tomar suplementos numa dose adequada para cada caso. Para isto é necessário procurar orientação médica.
ReplyDeleteOlá, por gentileza, estou com a vitamina D lá em baixo (13,3 ng/l), e gostaria de saber qual o melhor horário para se tomar sol, moro em Brasília, aqui a incidência de raios solares é bem forte. Muito obrigada.
ReplyDeletePara detalhes de quanto tempo e como tomar sol para absorver vitamina D, por favor veja a recomendação do dr. Carlos Braghini neste outro artigo: http://belezaorganica.blogspot.com.br/2011/11/erros-no-uso-do-protetor-solar.html
ReplyDeleteGostaria de saber se banho de sol,também pode ser andando neste horário da meio dia,é válido tbm,qdo estámos de pé.
ReplyDeleteOlá td bem!!!Gostaria de saber se é válido qdo estámos andando no horário do meio dia..Vale como banho de sol ou temos que estar deitados..Obrigada
ReplyDeleteEu tomo sol todos os dias apartir das 6:00hs ate as 7:00hs estou fazendo certo, ou 30mn eh o suficiente pra o beneficio do corpo?
ReplyDeleteAna Claudia a vitamina D é liberada de 11:00 as 14:00 e o seu pico é 12:00
DeleteNossa que libertação chegar até este blog! Eu sempre desconfiei que tem gente lucrando demais com os preços astronômicos dos protetores solares e nunca vi o sol como vilão.
ReplyDeleteSendo morena clara, nunca usei protetor solar, mas já cheguei a comprar... meus filhos também todos morenos comungam do mesmo prazer de ficar ao sol, por volta das 13-14 horas, brincando com água, mexendo no jardim! Fiz muito isso grávida e não tenho manchas nem estrias...
Acredito que a proteção seja especialmente importante para uma parcela da população muito branca e que trabalhar ao sol. E não nós, pardos, por exemplo e ficam dentro de casas e escritórios...
Para mim foi novidade saber que não é indicado lavar-se com sabonete ou toalha logo em seguida. Mas quem costuma pegar sol sabe que o gostoso depois é só jogar uma água fresquinha e deixar-se, relaxando...
Moro na Suecia, onde nao tem sol por 8 meses, qual a recomendacao para esse periodo com 0% de vitamina D?
ReplyDelete@Atelier da Patinha, claro que é válido estando de pé, não precisamos estar necessariamente deitados...
ReplyDelete@Ana Cáudia, segundo o dr. Dr. Carlos Braghini, 20 minutos de exposição solar são suficientes, e o melhor horário para absorção ideal é ao meio-dia. Recomendo ler as outras matérias referentes ao tema publicadas pelo nosso dr. colaborador.
ReplyDeletePara quem disse que mora na Suécia, a resposta do Dr. Braghini é: "Em locais sem sol a suplementação com vitamina D (via oral) é imprescindível. A dose irá depender dos níveis sanguíneos de 25-hidroxivitamina D (calcídio). Outra opção é o uso de bronzeamento artificial, que mimetiza a ação dos raios solares."
ReplyDeleteDica para todas as dúvidas sobre a Vitamina D:
ReplyDeletehttp://vitaminad3.wordpress.com/
Olá sou Arnaldo Mendes! Comecei um tratamento para psoríase a base de duas pomadas uma tipo hidratante para passar após o banho durante o dia e outra a noite para dormir que contem hidrocortisona ( o que não me agrada muito). A médica disse que tomar bastante sol tbm ajuda muito. Gostaria de saber se vocês indicam alguma coisa a mais para melhorar e sarar.
ReplyDeleteGrande abraço e parabéns pelo ótimo trabalho que vocês tem feito aqui no blog! =]
Oi, Arnaldo. Sei que seu comentário é antigo, mas me senti na obrigação de escrever pq hj existe cura fácil e barata da psoríase, assim como de outras doenças autoimunitárias. Passou no Globo repórter de 06.09.2013 e é um tratamento a base de altas doses de vitamina D3. Eu sou paciente desse grupo de médicos e posso lhe passar mais informações pelo laura.pijp@gmail.com. Um abraço!
DeletePsoríase? Fique curado com auto-hemoterapia, com certeza, assista video, google sobre auto-hemoterapia, ou entre site amigos da cura. Abraços.
Delete@Arnaldo, o ideal é você usar muito pouco sabonete para não agravar o seu quadro. O sabonete de Neem é interessante, porque é feito à base desta árvore milenar indiana com diversas propriedades antibactericidas e fungicidas, muito bom para quem tem problemas de pele:
ReplyDeletehttp://belezaorganica.com/loja/index.php/corpo/sabonetes.html
Obrigada pelo elogio, um abraço! ;)
ola tudo bom eu posou ti faser uma pergunta sera 1 uma hora até 5 hara queima bastente ou pouco muito porq eu quero ficar ca marca forte muito obrigado
ReplyDeleteDevido a queda capilar, evito tomar banho de sol na cabeça pois, li que mata os folículos pilosos expostos à luz solar. Usando boné, meu corpo absorve vitamina D em quantidade suficiente ou é preciso expor minha cabeça ao sol para obter vitamina D suficiente para a saúde ?
ReplyDeleteDevido a queda capilar, evito tomar sol na cabeça pois, li que o sol no couro cabeludo de quem está com problema de queda de cabelo, mata os folículos pilosos que já estão inflamados. Tomando sol de boné, meu corpo absorve vitamina D em quantidade suficiente pra minha saúde ? Me respondam, por favor !!!!!!!
ReplyDeleteDevido a queda capilar, evito tomar banho de sol na cabeça pois, li que mata os folículos pilosos expostos à luz solar. Usando boné, meu corpo absorve vitamina D em quantidade suficiente ou é preciso expor minha cabeça ao sol para obter vitamina D suficiente para a saúde ?
ReplyDeleteMarcelo, não posso te responder com propriedade sobre esta questão de sensibilidade dos folículos e a queda capilar. Mas para absorver a vitamina D, basta tomar sol no corpo, segundo a recomendação do dr. Carlos Braghini, 15 a 20 minutos por dia é suficiente para a absorção da vitamina D.
ReplyDeleteIsso não é problema; Da para tomar banho tranquilamente ; É só depois do banho tomar uma meia hora de sol e pronto.
ReplyDeleteno meu caso é claro.
agora que precisa tomar banho em outros horários, complica.