ORGANIC BLISS TOWLETTES

Como aqui na montanha onde vivemos os recursos são variáveis, eu me tornei uma FVM (faça-você-mesma). Quando nossa amiga Katee nos visitou no mês passado e me mostrou seus lencinhos descartáveis chiques da Burt's Bees (tipo towelettes) com teatree e não sei o que mais, eu pensei: "Eu posso fazer isso!". Então na noite antes de embarcar para os Estados Unidos, eu cortei uns panos de prato velhos, fiz bainha, fervi, e depois os umedeci numa solução de óleo de coco e óleos essenciais de teatree (melaleuca), gerânio e lavanda. Dobrei os panos, guardei num plástico Ziploc e coloquei na geladeira da noite para o dia, e voilá: lencinhos totalmente naturais e caseiros!

Enquanto eu limpava e hidratava meu rosto em êxtase no vôo noturno para Houston, percebi que o rapaz ao meu lado - um tipo rústico meio pião de obra (o que ele confirmou depois) - ficava me olhando de rabo de olho. Eu olhei para ele e disse: "Eu só queria deixar claro que geralmente eu não sou TÃO maluca..".

Dei uma desculpa qualquer sobre precisar testar uma nova linha de produto para o Viva Institute, nosso centro de educação e retiros, e ofereci uma para ele experimentar. Nós dois saímos do avião parecendo, cheirando e nos sentindo 10 anos mais jovens...mas o mais importante, criamos uma conexão que durou até depois de passarmos a imigração.

Receita: Organic Bliss Towelettes


Ingredientes:

4-6 pedaços de pano de 8×8 cm (de preferência de algodão orgânico)
3 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem
1/2 colher de chá de óleo de tea tree (melaleuca)

8 gotas de óleos essenciais (gerânio, lavenda, rosas, ou camomila são ótimos para desestressar)

Como fazer: Ferva os paninhos em água filtrada por 10 minutos para amolecer e remover bactérias. Você pode cortar um pano de prato velho e fazer bainha nas pontas (foi o que eu fiz), o que funciona lindamente porque a textura do tecido age como um "3 em 1"- esfoliante, limpador e hidratante. BONUS!
Remova os panos da panela e deixe-os esfriar numa bacia. Derreta o óleo de coco numa panela pequena (leva apenas alguns segundos) e adicione os óleos. Torça os lencinhos até o ponto que fíquem úmidos mas sem pingar. Umedeça os panos na solução de óleos por um ou dois minutos dentro da bacia, mexendo bem para que o óleo misture e seja bem absorvido. Dobre cada paninho no meio e coloque num Ziploc até o momento de uso.

DICA: Eu fiz 3 tipos - um usando a receita acima para hidratar, outra só com um pouco de óleo de coco e uma concentração maior de óleo essencial de teatree para uma limpeza profunda. E só por diversão, eu molhei um pano em chá de camomila e usei nos meus ohos quando acordei no dia seguinte. Adeus cara de sono pele manhã...com exceção das marcas do travesseiro do avião, é claro.


Por Leigh Hopkins, do Viva Institute, um centro de eduçação e retiros, dedicado ao desenvolvimento da saúde, mente, espirito e poder criativo de indivíduos e organizações. O instituto oferece seminários, aulas online, coaching pessoal e executivo, consultoria nutricional e uma série de terapias holísticas como o Reiki, Shiatsu e sessões intuitivas. O artigo original foi publicado em inglês, no seu blog Live Your Bliss.


DENTES E GENGIVAS SAUDÁVEIS NATURALMENTE


Em nosso dia-a-dia somos expostos a uma infinidade de substâncias químicas a todo o momento. Algumas dessas substâncias são altamente nocivas ao nosso organismo e fazem parte de nosso “habitat” urbano. A convivência com tais elementos começa no momento em que nascemos e iniciamos a nossa interação com o mundo fora do ventre materno. E embora não tenhamos controle sobre tudo em nossas vidas, temos autonomia nas escolhas que fazemos especialmente em relação ao que consumimos. Então por que não mudar nossas escolhas?
Hoje quando se fala em higiene bucal é listada uma série de problemas a serem combatidos e a cada momento surge um novo composto químico para manter nossas bocas livres de germes, bactérias e mau hálito. Todos sabem que o princípio ativo dos produtos industrializados que são comercializados tem sua origem nas plantas. E se tudo começa nas plantas... às plantas retornamos.  O pó dental é um composto natural que tem ação antibacteriana (prevenção de placas e gengivite) e elementos que favorecem o equilíbrio estomacal (combate o mau hálito). Além de ser 100% natural, faz espuma sem sintéticos químicos e refresca o hálito. Existem diferentes variações na combinação dos ingredientes, mas a mistura que utilizamos no pó que confeccionamos leva Juá, Canela, Gengibre e Bicarbonato de Sódio. A utilização do pó dental associada a uma alimentação saudável (preferencialmente sem o consumo de refinados) nos garante uma excelente saúde bucal.
Mudanças simples podem ser feitas para levarmos uma vida mais sustentável.  Comece por um gesto pequeno.  Separe seu lixo. Ande de bicicleta. Plante os seus temperos e ervas. Troque sua pasta de dente pelo pó dental... Quem quiser saber mais informações sobre como praticar essas mudanças para uma existência mais harmoniosa com a natureza e com melhor qualidade de vida, conheça também a permacultura.
Por Danielle Taha - Permacultora  e yogini, e integrante do movimento PermaRio. Email: danitaha@gmail.com