GUACAMOLE ALEGRIA



Acredito que a alimentação seja uma parte fundamental de uma rotina de beleza saudável. Por isso acho que tem tudo a ver de vez em quando postar umas receitinhas, de preferência vegetarianas e rápidas.

Essa é uma releitura de uma das minhas prediletas: guacamole. Eu tinha uma polpa que sobrou do Lip Gloss de beterraba com óleo de coco que fiz ontem, e resolvi experimentar. Fiquei tão feliz com o resultado que chamei de Alegria, espero que gostem!


Ingredientes:

¼ de um abacate

1/2 beterraba ralada

1/2 colher de chá de cebola ralada

1 punhado de coentro picado

½ limão siciliano - suco e raspas

sal e pimenta rosa - a gosto

Modo de fazer: colocar todos os ingredientes em uma tigela, e amassar com um garfo.

Sugestão: servir com salada de folhas e brotos

O LADO OBSCURO DA BELEZA


Coelho que passou por teste de irritação cutânea para cosméticos - Fonte: Peta.org

Desde criança sempre tive duas paixões: animais e cosméticos... não podia ver um cão ou gato abandonado na rua que levava para casa. Também vivia pegando potinho de creme da minha mãe e passando no rosto para ficar com uma pele linda !!! Escolhi ser farmacêutica para trabalhar com cosméticos e segui esse caminho.

Uma das coisas que precisava fazer era garantir a segurança e qualidade dos produtos e aprendi como fazer todos esses testes em animais. Olhava aquilo tudo como algo normal e necessário e até pensava, ai coitadinho !!! mas acho que não deve doer tanto...

Mas um dia algo diferente aconteceu, percebi aqueles coelhos que ficavam dias presos pelo pescoço e com os olhos abertos presos com um clips enquanto seus olhos eram corroídos por produtos, ou aquelas feridas enormes na pele provocadas para avaliar a irritação cutânea e o potencial fototóxico entre vários testes aplicados. Quando olhei verdadeiramente para eles, vi o pavor e sofrimento, era como se pudesse ouvir seus gritos de dor e a pergunta : porque estão fazendo isso comigo ???

Entrei em choque quando não consegui responder, afinal aquilo tudo era por motivos tão fúteis e principalmente desnecessários, afinal a maioria dos testes passam longe da ética, visam muito mais um respaldo jurídico do que uma preocupação com o consumidor e existem sim métodos alternativos , basta boa vontade das empresas em usá-los e dos órgãos públicos em aprova-los. Decidi então mudar de lado e sai do emprego.

Hoje quando vejo uma atriz na TV fazendo propaganda dessas empresas, mostrando seus cabelos e pele radiantes, não enxergo beleza nisso, vejo uma pessoa conivente com todo esse sofrimento e acho muito difícil alguém ficar bonita consumindo isso.

Por Lisa Pellegrini, Farmacêutica e Bioquímica, responsável técnica pela Petal Fresh no Brasil. Formada em medicina tradicional chinesa, especialista pela Beijing University of Chinese Medicine.  Ativista pelo direito dos animais e proteção do meio ambiente, trabalha na divulgação e conscientização da sociedade  sobre um estilo de vida saudável  e ético, abordando temas como alimentação, beleza e medicina complementar. Para mais informações e contato: lisa.pellegrini@hotmail.com.