COMO LER RÓTULOS – MISSÃO POSSÍVEL


Bom, primeiro vem a decisão de procurar usar produtos mais saudáveis, menos agressivos à sua pele e ao meio ambiente. Mas por onde começar? A resposta é simples: leia os rótulos! Não espere que faça sentido no começo, será como aprender uma língua estrangeira... só com o tempo você começará a reconhecer algumas substâncias que se repetem em diversos cosméticos. Aos poucos tentaremos desvendar isto juntos aqui no blog. Abaixo um guia básico do que procurar nas embalagens, seguindo as regras do IBD (Instituto Biodinâmico) .

1) Veja o percentual de ingredientes orgânicos na fórmula : certificados orgânicos (95%), produtos com ingredientes orgânicos (mínimo de 70%), naturais (variam muito, de 5% a 70%) ou convencionais (geralmente não especificado).

2) Repare se a embalagem é feita de material reciclado e/ou reciclável, e se vem em caixas e folhetos que geram mais lixo. Opte por refis quando possível.

3) Identifique se o produto é cruelty-free, ou seja , não foi testado em animais.

4) Procure saber se o produto contém GMO ou OGM (Organismos Geneticamente Modificados), ou seja, feito com ingredientes cujo DNA foi alterado por técnicas de engenharia genética.

5) Outras considerações: se é biodegradável, ou não poluente das águas e do meio ambiente, se a empresa usa processos de produção sustentável, e se respeitam o comércio justo.

Na dúvida, ligue para o SAC do fabricante, ou pesquise online. Se a empresa tem preocupação com a sustentabilidade certamente haverá informações em seu site.

Comments

  1. Anonymous10 January

    Olhar rótulos é uma experiência bem interessante por que com isso descobrimos a realidade de produtos.

    ReplyDelete

Post a Comment

Olá, obrigada pelo seu comentário! Renata Esteves

Popular Posts