FILTRO SOLAR NO INVERNO

Vocês provavelmente vão achar maluquice falar de filtro solar quando está fazendo esse frio aqui no Rio. Mas quem cuida da pele sabe que tem que usar o ano inteiro. E o início do inverno aqui coincide com a chegada do verão nos EUA, onde saiu um guia sensacional de filtros solares que queria dividir com vocês. É o EGW Skin Deep Sunscreens 2011, em que você pode descobrir se o filtro que está usando é pouco, médio ou altamente tóxico. O guia foi feito pelo Environmental Working Group, uma organização sem fins lucrativos que tem como missão tornar públicas informações importantes sobre a saúde e o meio ambiente.

Eles criaram um classificação:  Baixo Risco (0-2), Risco Moderado (3-6) ou Alto Risco (7). Quase caí da cadeira quando descobri que os 2 produtos que estou usando no momento, apesar de eficientes no filtro aos raios UVA e UVB, são número 7: Coopertone Ultraguard Continuous Spray spf 30 e Neutrogena Ultra Sheer Dry Touch Sunblock spf 70. Agora, eu fiquei ainda mais surpresa quando fui checar o Alba Botanica Green Tea spf 30, que trouxe dos EUA na minha última viagem. Por ser uma marca natural, achei que seria menos tóxico, mas para a minha surpresa foi classificado como 6 no guia. 

Dei uma olhada rápida e fiz uma listinha de produtos que sei que vendem no Brasil e são quase todos Risco Moderado (3-6) :

Linha Imortelle da L’occitane Proteção Iluminadora spf 40
La Roche Posay Anthelios spf45 Ultra Light Sunscreen Fluid for Face
La Roche Posay Anthelios spf 15 Water Resistant Sunscreen Cream
Nívea Sun Protect spf 30 Protetor de Lábios.

Os únicos recomendados pelo guia que acho que se encontra aqui para comprar, considerados Baixo Risco (0-2) são:


Conclusão: Não se pode confiar numa marca só porque ela se entitula natural, e nem mesmo os produtos voltados para crianças ou bebês dão garantia de segurança. Precisamos checar os rótulos sempre. Ah, o guia inclui também hidratantes com filtro solar. Só marcas vendidas nos EUA, mas já é bem útil.


Um comentário:

  1. Apesar da marca Sol de Janeiro não aparecer na classificação da EGW, eu coloquei cada ingrediente na classificação deles e fui anotando, tem apenas um 6, um 5,um 4, um 3, um 2,e um 1, o resto é tudo zero. De tanto analisar outros concluo que deve ser baixa a classificação. Fiz o mesmo com 02 produtos da Multi vegetal e deram numeros bem baixos tbm com varios ingredientes classificação zero. :))))))

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo seu comentário! Equipe Beleza Orgânica