TENDÊNCIAS EM COSMÉTICOS ORGÂNICOS


Estive nas feiras de produtos orgânicos Bio Brazil Fair e Naturaltech na semana passada em São Paulo, e confesso que fiquei bastante impressionada com o número de expositores e a qualidade dos lançamentos. O foco era em alimentos, mas vi muita coisa interessante em cosméticos também. Gostei especialmente da iniciativa de algumas empresas que ainda não tem certificação orgânica, mas já estão produzindo cosméticos que não deixam nada a dever em termos de formulação e qualidade.

Algumas categorias de produto que eu não conhecia: velas 100% vegetais (algumas que viram óleo de massagem quando se acende), buchas vegetais recheadas com sabonete, aromatizadores de ambiente e incensos 100% naturais, feitos com óleos essenciais. A tendência mais forte que observei foram os nutricosméticos - nas mais diversas formas - complexos vitamínicos em cápsulas ou em bebidas energéticas, suco de aloe vera, colágeno em pó para fazer shakes... Vários novos substitutos para o leite de vaca, leite de cereais e castanhas já prontos para beber, e muitos produtores de óleos naturais, principalmente de óleo de côco

Fora isso, não tinha quase nada de moda sustentável, pena! Mas foi interessante conhecer alguns materiais novos para embalagens recicláveis, e fazer contato com algumas associações de produtores e movimentos como o Segunda Sem Carne da Sociedade Vegetariana Brasileira. Se tivesse tido mais tempo, teria participado das palestras, inclusive do Festival de Comida Vegetariana com chefs de todo o Brasil. Ano que vem, vou com mais calma, vale a pena.

Comments

Popular Posts