DICAS PARA TOMAR SOL E A VITAMINA D


Continuando a minha séria de recomendações pouco convencionais desde o post Erros no Uso do Protetor Solar, a melhor hora para tomar sol e produzir vitamina D em níveis adequados é por volta do meio-dia, quando a incidência de UVB é maior, e não naquele solzinho fraquinho da manhã ou da tarde. Quem vive em regiões próximas à Linha do Equador não tem tanto com o que se preocupar, mas aqueles que vivem em latitudes mais altas talvez não produzam vitamina D suficiente mesmo nos dias ensolarados.

A luz ultravioleta B (UVB) – aquele tipo necessário para a produção de vitamina D pela pele – varia dramaticamente de intensidade com a localização geográfica, época do ano, hora do dia, grau de nebulosidade etc. Isso significa que, muitas vezes, você pode até achar que está produzindo vitamina D suficiente num belo dia ao ar livre, mas pode não estar. Precisamos de 290 a 300 nm (comprimento de onda) de UVB para produzir vitamina D, algo que pode acontecer somente no meio do dia nas latitudes maiores. A cor da pele também tem sua influência: cor escura (alta pigmentação) significa menos síntese de vitamina D por minuto de exposição à luz UVB. Sob ótimas circunstâncias, nossa pele sintetiza entre 10.000 e 20.000 UI de vitamina D em 30 minutos. Pessoas que não vivem em locais ensolarados, que evitam a luz solar ou que somente saem à rua com protetores solares possuem níveis perigosamente baixos de vitamina D circulante em seu sangue. 

Para corroborar com esta tese, as taxas de câncer de todos os tipos (não só de pele) são mais elevadas em países com baixa exposição solar. O mesmo ocorre com doenças graves, como esclerose múltipla. Vitamina D baixa no sangue é igual a maior mortalidade e por maior acometimento a todos os tipos de doenças. Por isso, o ideal seria não usar protetor solar de espécie alguma. E também deveria ficar exposto ao sol o tempo suficiente para sua pele ficar vermelha e produzir vitamina D. Qualquer exposição adicional traz riscos e nenhum benefício à sua saúde. Depois disso, voltar para casa e não tomar banho completo, quer dizer, o ideal é só lavar as partes íntimas com sabão, e evitar esfregar a toalha na pele. Mas existem situações onde necessitamos ficar expostos por mais tempo e a proteção se torna obrigatória, então veja as minhas dicas no próximo post.

Por Dr. Carlos Braghini, especialista em quiropraxia e autor do livro Ecologia Celular.

Comments

  1. Anonymous07 December

    Favor ajude nos esclarecimentos...
    A recomendação é tomar 20min diários de sol, de preferência no horário de pico, só usar protetor solar após esse período. No banho, usar sabonete apenas nas partes íntimas. É isso?
    Após esse período pode hidratar a pele com chás?
    Se não tem como tomar sol com roupa de banho, vale short e blusa? Pode usar óculos solar durante esse processo? (tenho sensibilidade a luz).

    Obrigada
    Tatiane Oliveira

    ReplyDelete
  2. Olá, Tatiane. A recomendação é não usar protetor solar em momento algum. Nos posts anteriores explico melhor os motivos desta recomendação. Nos próximos, farei mais observações que vão clarear o assunto. Ao tomar banho depois do sol evite usar sabonete ou esponja na pele, lave apenas as partes íntimas. A hidratação com chás naturais está permitida, mas se for usar hidratantes convencionais sugiro navegar pelos posts do site e não aplicar em seu corpo toxinas que serão absorvidas pela pele. O ideal é que o tórax e as costas estejam descobertos para produzir vitamina D em níveis adequados. Um simples blusa equivale a passar um FPS 15. Abraço.

    ReplyDelete
  3. Anonymous08 July

    me tira uma dúvida: tomo sol, volto da praia, poderia usar um shampoo no cabelo? como tomar banho sem secar? como secar-se então?

    ReplyDelete
  4. Anonymous15 July

    praticar natação durante 40min entre meio dia e uma hora seria suficiente para produzir a quantidade de vitamina D diaria? Agradeço.

    ReplyDelete
  5. como faço para tomar banho depois que tomo o sol? já ouvi dizer que não se pode usar sabonete e nem esfregar a pele? como fazer para tomar banho então? posso usar shampoo?

    ReplyDelete
  6. Respondendo aos comentários:
    15 minutos ao sol já é o suficiente para absorver a dose diária de vitamina D.

    @Felipe, pode usar shampoo e sabonete. O que o Dr. Braghini sugere é que se use o mínimo de sabonete, apenas nas partes íntimas, para otimizar a absorção da vitamina D. Esfregar a pele, seja com o sabonete ou com a toalha após a exposição solar, prejudica essa absorção.

    ReplyDelete
  7. outra pergunta: vi um vídeo do lair ribeiro em que ele diz que depois que se tome o banho de sol, só é bom tomar o banho propriamente dito depois de 4 horas, isso procede? se sim, por que?

    ReplyDelete
  8. @Felipe, acho que o princípio que Lair Ribeiro sugere é o mesmo do dr. Braghini, dar oportunidade à pele de absorver os benefícios do sol. Evitar tomar banho logo após o sol, mas se tiver de tomar, evitar passar sabonete, e é prudente não esfregar a toalha. Isto para não retirar a camada externa de gordura, pois ela auxilia na absorção da vitamina D produzida pela pele. Mas a melhor maneira de saber se sua exposição solar está adequada é saber o nível de 25-OH-vitamina D3 no sangue. Se os níveis estão baixos é necessário tomar mais sol ou tomar suplementos numa dose adequada para cada caso. Para isto é necessário procurar orientação médica.

    ReplyDelete
  9. Olá, por gentileza, estou com a vitamina D lá em baixo (13,3 ng/l), e gostaria de saber qual o melhor horário para se tomar sol, moro em Brasília, aqui a incidência de raios solares é bem forte. Muito obrigada.

    ReplyDelete
  10. Para detalhes de quanto tempo e como tomar sol para absorver vitamina D, por favor veja a recomendação do dr. Carlos Braghini neste outro artigo: http://belezaorganica.blogspot.com.br/2011/11/erros-no-uso-do-protetor-solar.html

    ReplyDelete
  11. Gostaria de saber se banho de sol,também pode ser andando neste horário da meio dia,é válido tbm,qdo estámos de pé.

    ReplyDelete
  12. Olá td bem!!!Gostaria de saber se é válido qdo estámos andando no horário do meio dia..Vale como banho de sol ou temos que estar deitados..Obrigada

    ReplyDelete
  13. Ana Cáudia14 November

    Eu tomo sol todos os dias apartir das 6:00hs ate as 7:00hs estou fazendo certo, ou 30mn eh o suficiente pra o beneficio do corpo?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Anonymous15 March

      Ana Claudia a vitamina D é liberada de 11:00 as 14:00 e o seu pico é 12:00

      Delete
  14. Nossa que libertação chegar até este blog! Eu sempre desconfiei que tem gente lucrando demais com os preços astronômicos dos protetores solares e nunca vi o sol como vilão.
    Sendo morena clara, nunca usei protetor solar, mas já cheguei a comprar... meus filhos também todos morenos comungam do mesmo prazer de ficar ao sol, por volta das 13-14 horas, brincando com água, mexendo no jardim! Fiz muito isso grávida e não tenho manchas nem estrias...
    Acredito que a proteção seja especialmente importante para uma parcela da população muito branca e que trabalhar ao sol. E não nós, pardos, por exemplo e ficam dentro de casas e escritórios...
    Para mim foi novidade saber que não é indicado lavar-se com sabonete ou toalha logo em seguida. Mas quem costuma pegar sol sabe que o gostoso depois é só jogar uma água fresquinha e deixar-se, relaxando...

    ReplyDelete
  15. Anonymous17 January

    Moro na Suecia, onde nao tem sol por 8 meses, qual a recomendacao para esse periodo com 0% de vitamina D?

    ReplyDelete
  16. @Atelier da Patinha, claro que é válido estando de pé, não precisamos estar necessariamente deitados...

    ReplyDelete
  17. @Ana Cáudia, segundo o dr. Dr. Carlos Braghini, 20 minutos de exposição solar são suficientes, e o melhor horário para absorção ideal é ao meio-dia. Recomendo ler as outras matérias referentes ao tema publicadas pelo nosso dr. colaborador.

    ReplyDelete
  18. Para quem disse que mora na Suécia, a resposta do Dr. Braghini é: "Em locais sem sol a suplementação com vitamina D (via oral) é imprescindível. A dose irá depender dos níveis sanguíneos de 25-hidroxivitamina D (calcídio). Outra opção é o uso de bronzeamento artificial, que mimetiza a ação dos raios solares."

    ReplyDelete
  19. Mirtes01 May

    Dica para todas as dúvidas sobre a Vitamina D:
    http://vitaminad3.wordpress.com/

    ReplyDelete
  20. Anonymous18 May

    Olá sou Arnaldo Mendes! Comecei um tratamento para psoríase a base de duas pomadas uma tipo hidratante para passar após o banho durante o dia e outra a noite para dormir que contem hidrocortisona ( o que não me agrada muito). A médica disse que tomar bastante sol tbm ajuda muito. Gostaria de saber se vocês indicam alguma coisa a mais para melhorar e sarar.
    Grande abraço e parabéns pelo ótimo trabalho que vocês tem feito aqui no blog! =]

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Arnaldo. Sei que seu comentário é antigo, mas me senti na obrigação de escrever pq hj existe cura fácil e barata da psoríase, assim como de outras doenças autoimunitárias. Passou no Globo repórter de 06.09.2013 e é um tratamento a base de altas doses de vitamina D3. Eu sou paciente desse grupo de médicos e posso lhe passar mais informações pelo laura.pijp@gmail.com. Um abraço!

      Delete
    2. Anonymous27 May

      Psoríase? Fique curado com auto-hemoterapia, com certeza, assista video, google sobre auto-hemoterapia, ou entre site amigos da cura. Abraços.

      Delete
  21. @Arnaldo, o ideal é você usar muito pouco sabonete para não agravar o seu quadro. O sabonete de Neem é interessante, porque é feito à base desta árvore milenar indiana com diversas propriedades antibactericidas e fungicidas, muito bom para quem tem problemas de pele:
    http://belezaorganica.com/loja/index.php/corpo/sabonetes.html

    Obrigada pelo elogio, um abraço! ;)

    ReplyDelete
  22. ola tudo bom eu posou ti faser uma pergunta sera 1 uma hora até 5 hara queima bastente ou pouco muito porq eu quero ficar ca marca forte muito obrigado

    ReplyDelete
  23. Devido a queda capilar, evito tomar banho de sol na cabeça pois, li que mata os folículos pilosos expostos à luz solar. Usando boné, meu corpo absorve vitamina D em quantidade suficiente ou é preciso expor minha cabeça ao sol para obter vitamina D suficiente para a saúde ?

    ReplyDelete
  24. Devido a queda capilar, evito tomar sol na cabeça pois, li que o sol no couro cabeludo de quem está com problema de queda de cabelo, mata os folículos pilosos que já estão inflamados. Tomando sol de boné, meu corpo absorve vitamina D em quantidade suficiente pra minha saúde ? Me respondam, por favor !!!!!!!

    ReplyDelete
  25. Devido a queda capilar, evito tomar banho de sol na cabeça pois, li que mata os folículos pilosos expostos à luz solar. Usando boné, meu corpo absorve vitamina D em quantidade suficiente ou é preciso expor minha cabeça ao sol para obter vitamina D suficiente para a saúde ?

    ReplyDelete
  26. Marcelo, não posso te responder com propriedade sobre esta questão de sensibilidade dos folículos e a queda capilar. Mas para absorver a vitamina D, basta tomar sol no corpo, segundo a recomendação do dr. Carlos Braghini, 15 a 20 minutos por dia é suficiente para a absorção da vitamina D.

    ReplyDelete
  27. Isso não é problema; Da para tomar banho tranquilamente ; É só depois do banho tomar uma meia hora de sol e pronto.
    no meu caso é claro.
    agora que precisa tomar banho em outros horários, complica.

    ReplyDelete

Post a Comment

Olá, obrigada pelo seu comentário! Renata Esteves

Popular Posts