TOP INGREDIENTES A EVITAR – II

Propileno Glicol (PGI), Polietilenoglicol (PEG) ou Polipropileno glicol (PPG) são combinações de petroquímicos sintéticos semelhantes, utilizados como solventes e umidificantes. Eles têm a habilidade de quebrar moléculas de proteína e estruturas celulares, por isso penetram rapidamente na pele. São carcinogênicos e causam reações alérgicas. Encontrados em maquiagem, produtos para cabelos, pasta de dente, e em desodorantes (em alta concentração no tipo bastão).

Ftalatos – compostos sintéticos de uso industrial para produzir plásticos tipo PVC, mas também usados como solventes em esmaltes, shampoos, sprays de cabelo e outros. Pesquisas científicas demonstraram que podem causar distúrbios no sistema endócrino, problemas no desenvolvimento sexual dos animais, infertilidade e câncer no fígado. Essas toxinas muitas vezes estão camufladas no termo genérico “fragrância”.

Perfume/Fragrância – Estão presentes na maioria dos cosméticos, mas saibam que os termos perfume e fragrância  são genéricos para milhares de substâncias sintéticas que os fabricantes não são obrigados a discriminar nos rótulos – e podem causar descoloração na pele, alergias, enjôo, tonturas, e outros sintomas. Estas neurotoxinas podem também afetar o Sistema Nervoso Central, causando depressão, hiperatividade, irritabilidade e outros distúrbios de comportamento. Prefira produtos sem perfume, ou feitos com fragrâncias naturais e óleos essenciais.

Corantes - Eles tem a única e exclusiva função de fazer os produtos parecerem mais atraentes e bonitos, portanto totalmente dispensáveis. Os corantes químicos e sintéticos geralmente são substâncias obtidas a partir de derivados de petróleo e do carvão mineral por um processo altamente poluente. Essas substâncias são carcinogênicas e perigosas, e assim como as fragrâncias sintéticas, não são permitidas em cosméticos orgânicos. Nos rótulos são listados como FD, FD&C or D&C, seguidos por uma cor e um número.

Comments

Popular Posts