DICAS DA DIVA DA ALIMENTAÇÃO INTELIGENTE

Vou compartilhar com vocês hoje sobre minha experiência com os cosméticos naturais morando na cidade grande. Nesses 3 anos em que modifiquei meu estilo de vida para um bem ativo, pegando sol diariamente, bebendo bastante água, procurando dormir as horas necessárias para meu corpo descansar, dormir cedo, acordar cedo, estar maior contato com a natureza e retornei à dieta alimentar que acredito ser a do ser humano, me alimentando de muitas frutas cruas e maduras, verduras também em grande quantidade e vegetais crus como complemento e algumas poucas nozes e castanhas e sementes cruas, percebi uma enorme diferença na qualidade da minha pele, no meu cabelo, nas minha unhas, no meu bronzeado, na hidratação do meu corpo e muito mais. Realmente, quando melhoramos a alimentação ajudamos muito o corpo na sua limpeza diária e hidratação. Frutas e vegetais são riquíssimos em água, são alimentos solares, contém muitas vitaminas e minerais e são o combustível perfeito para o bom funcionamento do corpo humano. Sabendo COMO se alimentar, você só tem benefícios.

Malu Paes Leme e sua pele incrível!
Porém, vamos à questão da dificuldade de se morar numa cidade grande onde a água é péssima, cheia de metais pesados, cloro e muito mais; onde a água que se bebe nem sempre é da melhor qualidade, e da fonte; onde fica-se muito em contato com poluição, refrigeração artificial e outras coisas que ajudam a nos intoxicar de alguma forma. Isso eu também sinto aqui no Rio de Janeiro, e mesmo com uma alimentação que me ajuda muito a limpar toxinas, me manter em homeostase, em equilíbrio, ainda é preciso fazer muito mais. É, são nossos desafios como seres urbanóides. Por isso, encontrei nos cosméticos naturais feitos em casa ou comprados de empresas orgânicas, que não fazem testes em animais e utilizam o máximo de ingredientes naturais uma solução para ajudar na beleza natural.

Comecei parando de utilizar shampoo (como bem coloquei neste post), e fazendo minhas alternativas, deixando meu cabelo se desviciar bastante até que comecei a sentir necessidade de utilizar alguma versão de shampoo para ajudar a mantê-lo mais bonito. Mas claro, fui em busca da alternativa mais natural possível. Encontrei um bom shampoo de um empresa muito conhecida e respeitada mundo afora: a Welleda. Comprei um shampoo para crianças, por ser mais natural ainda, e ele ainda serve como sabonete. Ótima opção para mim, pois só utilizo sabonete nas partes íntimas, nas axilas, pés, pescoço e rosto. Então quer dizer, vai durar MUITO! Hoje só utilizo uma vez a cada semana para retirar um excesso de oleosidade que acontece - acredito muito ser devido à qualidade da água. O resto dos dias, só uso água, babosa liquidificada com água filtrada ou água de coco, e óleo de hortelã misturado com um pouco d´água nas pontas do cabelo.

O importante é nos conscientizarmos dos malefícios que causa em nosso corpo a utilização frequente e diária de muitos cosméticos industrializados e cheios de químicas, que só originam toxidade para nosso organismo e vão debilitando nossa saúde ao poucos. O que vale é tentar, é ajudar o corpo a se desviciar ao máximo, e buscar por outras alternativas naturais. E o mais importante - como não poderia deixar de comentar - é modificar sua alimentação e estilo de vida, torná-lo também mais natural, pois assim fica muito mais fácil e prazeroso causar o mínímo de impacto no seu corpo e no meio ambiente em que se vive. Aumente seu consumo de frutas e vegetais crus!!! Deixo aqui uma receita de máscara hidratante para a pele para fazer em casa, que pode ser usado na ponta dos cabelos também! :) 

1/2 pepino sem casca
1/2 abacate pequeno maduro
1 tira de babosa (aloe vera) - só o gel

Liquidifique e passe na pele. Deixe agir por 10-30 minutos, depois enxague.

Por Malu Paes Leme, chef e pesquisadora do Veganismo e Frugivorismo, autora do livro Alimentação Inteligente, ministra cursos e palestras sobre Alimentação Natural e Estilo de Vida Saudável. Para saber mais, visite o blog Alimentação Inteligente. 

2 comentários:

  1. Eu te amo!Porque sou sua mãe e só tenho orgulho de quem eu tanto desejei!Pedi,vç e seu irmão!O que mais posso agradecer? Tudo! Minha vida! Minha Luz!Que sua missão creça cada vez mais para o bem da humanidade. Te Amo!!! Sua Sempre Mãe.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela sua dedicação...

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo seu comentário! Equipe Beleza Orgânica