COPO MENSTRUAL: CONHEÇA O MOON CUP

Foto Divulgação Moon Cup
Uma novidade no mercado feminino brasileiro pode causar asco à primeira vista, mas é um meio sustentável e econômico de enfrentar os dias de menstruação. O copo de silicone para o ciclo menstrual já é bem difundido na Europa e EUA, agora, chega às prateleiras das farmácias do Brasil. Trata-se de um recipiente maleável, com capacidade para 25 ml ou 30 ml e que pode ser usado por anos, se tomado os devidos cuidados de higiene.
Ao pensar que mais de 12 bilhões de absorventes são descartados anualmente e levam cerca de cem anos para desaparecer da natureza, ou que só na América do Norte existe, hoje, 85 milhões de mulheres com o ciclo menstrual ativo, a proposta parece válida. O copo para menstruação tem a expectativa de dez anos de vida. "Em comparação com os absorventes internos descartáveis, o copinho perde em praticidade. Por outro lado, gera menos resíduo", comparou o ginecologista diretor da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Luciano Pompei.
O absorvente interno comum vem em uma embalagem, é fininho, dá para guardar na bolsa e na troca basta jogar fora o usado e colocar um novo. No caso do copinho, a mulher vai precisar estar em um lugar com água e sabão neutro, para que possa higienizar o produto antes da reutilização.
O copo deve ser trocado a cada oito horas, de acordo com o fluxo sanguíneo da mulher. "A menstruação da mulher varia de 30 ml a 100 ml, somados todos os dias do período, então um copinho com 30 ml é suficiente para conter o sangramento no período indicado pelo fabricante", explicou Pompei. "Se a mulher menstruar 15 ml em 24 horas, são cerca 5 ml a cada oito horas", disse ele. De acordo com o ginecologista e diretor clínico da Mae - Medicina e Acompanhamento Especializado para Saúde da Mulher -, Alfonso Massaguer, mulheres virgens ou com má formação vaginal, que dificulte a introdução do produto, devem preferir absorventes externos para evitar lesões na vagina.

Por Thaís Sabino, fonte: Portal Terra Seção Mulher. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

3 comentários:

  1. EU TEnho e uso.
    A melhor coisa. e super prático.
    Dá pra ficar de 8 a 12h com o Mooncup. Quanto a questão da praticidade, não tem necessidade de tirar e colocar o copo menstrual no trabalho ou escola, já que vc pode colocar pela manhã e tirar a tarde/noite qdo chegar em casa.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um Misscup e A-M-O!
    Comprei no site deles e uso há 1 ano. É incrível, muito confortável.
    Super recomendo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Em Portugal já está disponível há algum tempo, mas confesso que ainda não tive coragem de experimentar. A minimização de resíduos é sem dúvida um ponto muito forte, mas continuo com pensinhos e tampões de algodão orgânico.

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo seu comentário! Equipe Beleza Orgânica