VAMOS DEIXAR OS ANIMAIS EM PAZ?

Empresas internacionais como a Aveda, Body Shop e Kiss my Face há décadas adotaram a postura de produzir cosméticos cruelty-free. Várias celebridades conscientes desenvolveram linhas de cosméticos não testadas em animais, como a as modelos Josie Maran, Christie Brinkley e a designer Stella McCartney - que também está a frente do movimento Meatless Monday, que tem o equivalente no Brasil, o Segunda Sem Carne. Mais recentemente, várias grandes empresas como a Clinique, Tarte e Almay também aboliram essa prática. 

Em março de 2009, a União Européia proibiu os testes em animais na indústria de higiene pessoal, para checar irritações na pele, sensibilidade à luz e toxidade aguda. A decisão se estendeu também a banir a importação de cosméticos que contenham ingredientes que tenham sido testados em animais. E as empresas europeias tem até março de 2013 para abolir completamente testes referentes a toxidade de longo prazo. Nos EUA, não existem leis de proteção aos animais desta natureza, o mais próximo é o projeto de lei Safe Cosmetics Act of 2011, que ainda não foi implementado, mas encoraja o desenvolvimento de alternativas a testes em animais. 

Segundo Nancy Beck, doutora em microbiologia e imunologia, a ciência evoluiu, e agora já temos  tecnologia que nos permite assessar a segurança sem precisar testar nos bichinhos. O maior problema é que a falta de regulamentação adequada permite que empresas divulguem que não testam em animais, quando na realidade isto não se aplica a todos os ingredientes usados na fórmula, ou terceirizam os testes para outras empresas. Para uma lista de cosméticos comprovadamente cruelty-free, recomendo olhar as listas de empresas nos sites do PETA  e do Leaping Bunny, organizações que se dedicam à conscientização das pessoas e a proteção dos animais.

Post baseado no artigo “Leaving Animals Out of the Cosmetics Picture” publicado no NY Times de 28 de dezembro de 2011. 

Comentários

Postar um comentário

Olá, obrigada pelo seu comentário! Equipe Beleza Orgânica

Postagens mais visitadas