MAQUIAGEM NATURAL - EXPERIÊNCIAS DE DIDI

Uma vez por mês tenho participado de uma feira incrível focada em sustentabilidade, a Desapegue-se. Além do estande Beleza Orgânica, tem troca-troca de roupas e objetos para a casa, comidinhas orgânicas, doação de livros, bichinhos para adotar, coleta de lixo eletrônico, dança, sarau de poesias...é um ambiente super alegre com pessoas do bem, preocupadas com a saúde, bem-estar, ecologia, e buscando uma maior qualidade de vida. Dessa vez fiquei ao lado das ativistas de proteção aos animais e do veganismo, que apoiam a ULA - União Libertária Animal. E achei super interessante a pesquisa que a Diane Costa, a Didi, tem feito com elementos naturais para criar a sua própria maquiagem. Já tinha feito um post sobre maquiagem feita em casa, com receita de blush e gloss, mas a Didi me mostrou muitas outras possibilidades!

Primeiro, fiquei encantada com a beterraba inteira, pura, que ela corta em lascas e passa direto no rosto como blush ou batom. Segundo ela dura semanas na geladeira, basta ir cortando. O melhor é que não tem problema de exposição ao sol. Outra dica é a maisena pura, que ela usa como substituto do talco. Agora o que achei mais incrível são as infinitas possibilidades de cores e misturas que se pode fazer, de blush, sombra, e até corretivo à base de maisena e pós de ervas e temperos naturais. É preciso um bom pilão para socar as misturas, passar numa peneira para o pó ficar super fino, e um pouco de paciência para ir misturando as cores ate chegar no tom ideal, mas são relativamente fáceis de fazer. Estou louca para experimentar, depois eu conto para vocês como foi!
 

Delineador:
Ingredientes: Carvão vegetal/Azeite
Como fazer: Socar o carvão até virar um pó bem fino, colocar num pote, e ir aos poucos adicionando o azeite, até formar uma pasta.

Blush/Sombra: 
Ingredientes: maisena e tempero da sua preferência (ex: cacau, canela, alecrim, cúrcuma, páprica doce, etc)
Como fazer: colocar a maisena em um pote, e ir adicionando o tempero aos poucos, misturando bem, até chegar na cor ideal. Pode-se usar também um pouco de carvão para ajudar na cor se preciso escurecer.

Corretivo: 
Ingredientes: Óleo de rosa mosqueta puro, maisena, cacau em pó orgânico
Como fazer: aplicar uma gota de óleo na área a ser corrigida - em volta dos olhos, do nariz, ou onde mais precisar - e aplicar com um pincel a mistura em pó previamente feita, no tom um pouco mais claro que o da sua pele.


Comments

  1. E o cheiro dessa mistureba toda na pele, como fica? Embora a ideia seja boa, sair cheirando a tempero não me parece lá muito agradável... e tem tb a questão de como conservar os produtos, qto tempo duram?

    ReplyDelete
    Replies
    1. resolvo isso em meus biocosméticos com algumas gotas de óleo essencial ...eu uso de lavanda que eu mesma faço com meu extrator(as moitas de lavanda tenho no meu quintal), mas tem de rosas,jasmim, lang,lang,mirra,patchouli...etc pra comprar
      em farmácias de manipulação ou homeopáticas.

      Delete
    2. Adiciono óleos essenciais que gosto em meus cosméticos tanto maquiagem como shampoos e condicionadores. Exemplo: de lavanda,rosa.mirra,patchouli,vetiver,etc...inclusive eu também extraio meus óleos essenciais...tenho um extrator (técnica de arraste a vapor) e cultivo as plantas em meu quintal.....semana passada extrai de lavandas, eucalipto,capim limão, citronela, e vetiver...mas dá pra rquicomprar esses óleos em farmácias de manipulação, homeopáticas ou direto da Indústria.....costumo comprar da Ferquima.....em vidros e 100ml super vale a pena, porque utilizo óleos essenciais em muitas coisas não só nos meus bio-cosméticos, mas nos meu produtos de limpeza da casa naturais e nos meus cães(pulgas odeiam lavanda e melaleuca por exemplo) além de outros benf´cios.......

      Delete
  2. Andréa, realmente cheiro é uma coisa muito pessoal, cada um tem sua preferência. Eu por exemplo tomei aversão a produtos com essências sintéticas, agora só gosto de óleos essenciais naturais. Eu adoro cheiro de temperos, então para mim não é problema. De qualquer forma a idéia do post era fazer um questionamento sobre o uso de produtos, e quem sabe substituir algum produto químico por uma fórmula caseira ...
    Sobre a conservação, eu usaria o bom senso, aplicando a mesma lógica da validade para uso comestível. Pó seco de tempero dura alguns meses, mas se tiver qualquer alteração na aparência ou cheiro, melhor jogar fora. Fundamental usar um pincel limpo de maquiagem para aplicar, não colocar as mãos direto no produto porque pode contaminar com bactérias e estragar. É bom também tomar o cuidado de guardar em potes bem fechados para evitar exposição ao ar e à luz.

    ReplyDelete
  3. Olá,
    Posso copiar parte desse post no meu blog? É que faz pouco tempo que postei falando sobre cosméticos do tipo "Faça você mesma" e queria muito saber uma receita de corretivo e vi aqui agora :)
    Beijos
    http://veganicesfemininas.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  4. Oi Lorena,
    Pode republicar desde que cite a fonte e coloque o link para o blog por favor. Bacana o seu blog, não conhecia! abs

    ReplyDelete
  5. Oi Renata, você experimentou as misturas? Gostaria de saber sobre a fixação.

    A idéia é ótima, parabéns.

    ReplyDelete
  6. Cris experimentei sim. A performance não é a mesma de um cosmético industrial, com substâncias fixadoras específicas para este fim. A proposta aqui é uma alternativa para quem não quer usar produtos convencionais, e acredito que possa ser uma brincadeira divertida para fazer com as crianças também. Quis despertar uma reflexão e o lado lúdico do ritual de beleza que as mulheres gostam de fazer...

    ReplyDelete
  7. Gisele Araujo03 September

    Oi flor! Estou em Portland agora e aqui a galera eh mega consciente com os organicos. E acabou abrindo minha consciencia mais ainda. O que me fez olhar mais atentamente seu blog. Parabens!

    Nao sou muito de usar maquiagem, mas gosto de usar de vez em quando, batom, sombra e rimel. So que tenho blefarite, inflamacao na base dos cilios, alergia a poeira e a alguns produtos. E a partir do seu blog me fez despertar para a sombra e rimel que venho usando. Voce sabe de algum rimel natural? Vi que a Malu usou amora no video. Voce tem mais alguma dica?

    Pesquisando achei esta receita de rimel: http://classicalgeek.hubpages.com/hub/how-to-make-your-own-mascara que basicamente eh oleo de coco + carvao.

    Grande luz! Gi

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Gi, desculpe a demora em responder. Óleo de coco e carvão é bem natural mesmo, mas acho que a performance fica a dever.Eu pessoalmente acredito que tem horas para se usar os ativos vegetais puros, e horas em que produtos caem bem. Maquiagem tem que ser prática, com uma textura legal, fixador, e ingredientes que tratam a apele com tecnologia. Procure a Alva Naturkosmetik na nossa loja, eles tem várias opções bacanas e cores lindas, batom, sombra, po facial, base, corretivo e máscara de cílios. São a única marca de maquiagem orgânica sendo vendida no Brazil atualmente. Estou encantanda com os produtos deles. E pesquisando também outras marcas de maquiagem para trazer para vocês...

      Delete
  8. Anonymous27 February

    faz algum tempo que estou pensando em mudar o foco da maquiagem, e pensei exatamente na beterraba e no cacau, mas nao sabia se teria alguma reação ou como por em pratica, gostei muito de pesquisar e achar seu blog, quero implantar e difundir essas idéias. obrigada.

    ReplyDelete
  9. Será que não tem outro material para fazer o delineador além do carvão? Tenho medo de fazer mal.

    ReplyDelete
  10. Anonymous20 March

    Adorei obrigada

    ReplyDelete

Post a Comment

Olá, obrigada pelo seu comentário! Renata Esteves

Popular Posts