MINHA ROTINA DE BELEZA II


Seguindo o post sobre a minha rotina de beleza, hoje continuarei a falar sobre os meus cuidados diários para pele e cabelos. Muita gente me pergunta sobre filtro solar, porque notadamente são alguns dos produtos mais tóxicos que existem. Até já publicamos alguns posts aqui no blog do Dr. Carlos Braghini sobre os cuidados no uso de protetor, erros no seu uso, alternativas e dicas de como tomar sol e absorver melhor a vitamina D. Então, nos dias em que vou caminhar na praia, uso um chapéu com abas largas, e um pouco de filtro apenas no rosto. Apesar de saber dos riscos do uso desse tipo de produto, confesso que é vaidade pura. Já no corpo eu deixei de usar no dia-a-dia, só uso se ficar muitas horas expostas ao sol por motivos de força maior – ou aqueles dias que quero curtir a praia o dia todo, o que não faço sempre, e aí fico embaixo da barraca e de chapéu. Procuro então escolher os produtos com o menor fator de toxidade segundo o Sunscreen Guide EWG. A minha política é tomar pouco sol, só o necessário para a absorção de vitamina D, não ficar fritando. Uma outra coisa que gostaria de adotar são máscaras caseiras de tratamento para a pele, estou começando a estudar isso para trazer para vocês também. Aliás, quem tiver sugestões de receitas para compartilhar...adoraria a participação de vocês, seja aqui nos comentários, na página Beleza Orgânica no Facebook ou no Twitter.

Nos cabelos, atualmente estou usando o conjunto de Shampoo e Condicionador para Cabelos Escuros Multivegetal. Ele deixa o cabelo super leve e solto, ótimo para quem tem cabelos finos e normais, sem tintura ou alisamento como eu. Se for um dia muito úmido, e depois de secar o cabelo estiver com frizz, uso o Sérum restaurador de Pontas da Surya. E uma vez por semana faço uma hidratação caseira nos cabelos, aplicando um pouco de óleo de coco junto com a Máscara Reconstrutora Capilar Castanha do Brasil Arte dos Aromas, seja antes de ir malhar, ou quando tenho um tempinho para ficar em casa, e depois lavo os cabelos normalmente. Fora isso, não tenho paciência para ir ao salão, e detesto fazer escova, só em ocasiões especiais, e mesmo assim contrariada. Acho que meu cabelo fica muito mais natural quando fica com o ondulado natural, todo liso é estranho, não me sinto eu mesma. Não entendo essa obsessão por cabelos lisos de muitas mulheres, que acabam inclusive se expondo a tratamentos químicos agressivos de alisamento. Uma observação: meu cabelo, que é fino e ondulado, e que tinha muito problema de frizz, melhorou MUITO depois que passei a usar produtos com óleos vegetais naturais. Corto o cabelo de 4 em 4 meses, e faço a unha de vez em quando, usando somente base e esmaltes hipoalergênicos sem formol, tolueno e DPB.

Comments

  1. Sou que nem vc. Não entendo estas mulheres que batem ponto em salão. Meu cabelo também é fino e ondulado e gosto dele como é, não tento modificá-lo. Essa nóia com cabelo liso que algumas mulheres tem é muito louca. E meu cabelo melhorou horrores tb depois que mudei para os produtos orgânicos. Bem mais macio, quase não precisa de creme pra pentear...

    ReplyDelete
  2. Olá Renata achei interessante as suas dicas. Sabe , depois que comecei a ler os seus artigos , percebi uma mudança na minha postura com os produtos que pesquiso para usar. Aqui é uma loucura de todos os tipos de produtos e é preciso ter cautela com o que vai comprar. Super bjs

    ReplyDelete
  3. Anonymous11 March

    Não sabia que o EWG tinha essa página dos protectores solares. Obrigada pela dica! Fica mais fácil escolher.

    ReplyDelete
  4. Anonymous11 March

    Quanto a máscaras, faço sobretudo de pepino (tenho um post no blog acerca), de argila verde e de mel e aveia.
    A minha preferida é a de mel e aveia, faço basicamente pela esfoliação, mas deixo actuar no mínimo 15 minutos, para que o mel e mesmo a aveia possam fazer o seu trabalho de hidratação. E o resultado é fantástico! Uso aveia biológica em flocos e mel de pequeno produtor (porque o industrial é completamente diferente).

    ReplyDelete
  5. Olá meninas, adorei os comentários de vocês!

    @Heglaé - muito legal o seu testemunho, muitas vezes as mulheres acabam sobrecarregando os cabelos com cremes de pentear e leave-in, e às vezes basta usar um bom produto à base vegetal sem óleo mineral.

    @brasileirasimsenhor - fico feliz de inspirar essa mudança, é muito importante mesmo prestar atenção nos rótulos para entender o que se está comprando.

    @Naturaliiz - Obrigada pela receita de máscara! ;)

    ReplyDelete
  6. Olá tenho algumas dicas sobre cosmética natural no Blog do Instituto Pedro Cozzi e tenho um livro falando disso, veja o link http://institutopedrocozzi.blogspot.com/search/label/Cosm%C3%A9ticos
    Precisando de dicas é só falar. Bjo
    Ah aproveitei e compartilhei o post sobre esmaltes, com a devida fonte. Bjo Nadia Cozzi. Parabéns pelo seu trabalho.

    ReplyDelete
  7. Olá!
    Nossa, adorei seu blog e sua loja! Estou embarcando aos poucos neste mundo da cosmética natural e tenho lido tudo que vejo pela frente. Nunca mais olhei rótulos da mesma maneira... hehehe!
    Bom, tenho muita curiosidade sobre filtro solar pois estou tendo dificuldades de encontrar algum que seja menos tóxico. Se entendi bem, vc não usa? E acha que não precisa? Confesso que tudo isso é novo pra mim, até hoje só ouvi que era preciso usar filtro solar diariamente (ainda mais eu que sou branquinha e com tendência a manchas), mas agora ando questionando tudo! Fiquei muito curiosa sobre isso que vc falou, vc poderia explicar melhor?
    Muito, muito obrigada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Monica, eu evito o uso de filtro solar constante e no corpo todo, assim como me expor ao sol mais do que o necessário para absorver vitamina D. Mas há alternativas de filtros físicos, em vez de filtros químicos, à base de óxido de zinco e dióxido de titânio e com o minimo de outras substâncias adicionadas. Se quiser mais informações, pode enviar um email para atendimento@belezaorganica.com e faremos o possível para lhe atender. Um abraço!

      Delete

Post a Comment

Olá, obrigada pelo seu comentário! Renata Esteves

Popular Posts