RECEITA: LEITE DE AMÊNDOAS


Para os alérgicos e os intolerantes à lactose, ou mesmo para quem quer uma opção vegana na sua dieta, o leite de amêndoas é um excelente subsitituto para o leite de vaca. Ele também é mais saudável e tem mais cálcio que o leite de soja, que é um produto processado industrialmente, e contém conservantes e outras substâncias químicas.

Amêndoas são ricas em ácidos graxos (ômega 3 e 6) que diminuem o mau colesterol (LDL) e aumentam o bom (HDL), ferro e aminoácidos que auxiliam na produção de hormônios. Tudo isso é bom para a saúde da pele, cabelos e unhas. Vou dividir com vocês a minha receita de leite de amêndoas, é deliciosa e facílima de fazer.

300ml de água
20 amêndoas (hidratadas 6-8 horas)
Stévia (16 gotas = 2 colheres de chá de açúcar)
1 tampinha de extrato de baunilha orgânico
1 pitada de canela

Coloque as amêndoas de molho num copo d'água e deixe na geladeira da noite para o dia, de 6 a 8 horas pelo menos. Se quiser deixar mais tempo, fica ainda mais gostoso e dá um leite mais encorpado. De manhã, bata no liquidificador as amêndoas com a água, a baunilha, canela e stévia a gosto. Coe com uma peneira e coloque em uma jarra com tampa. Dura 1 semana na geladeira. Dicas: não joque fora a casca e a fibra que sobram, são boas para fazer biscoitos e bolos, ou mesmo para comer com alguma fruta. Experimente também substituir as amêndoas por castanhas do pará.

Comments

  1. Gostaria de reduzir ao máximo meu consumo de leite, e essa foi uma das receitas mais legais que já encontrei! Vou testar!

    Não sabia que amêndoas são fonte de ômega 3 e que este leite tem mais cálcio que o de soja. É um super argumento que eu vou adorar espalhar por aí.

    Aliás, nesta minha tentativa de abandonar o leite, tentei várias marcas de leite de soja e detestei todas! A menos pior é Ades, mas ainda assim tem aquele gostinho no fundo que me deixa meio enjoada.

    ReplyDelete
  2. Oi Giovanna, pois é, eu evito ao máximo também, e acho o leite de soja um alimento muito processado e com gosto muito estranho. Tenho certeza de que você vai gostar do leite de castanhas, inclusive substitui muito bem o leite de vaca na maioria das receitas viu? Experimente fazer com castanha do pará, também fica muito bom. Se quiser que fique mais encorpado, basta diminuir a quantidade de água. Um abraço!

    ReplyDelete
  3. Olá
    comprei as amêndoas a água e uma rama de baunilha natural ,como faço para usar a baunilha em rama? Me disseram para usar só 2 cms da rama porque é muito forte !Posso fazer sem açúcar e adoçar depois ?Não uso açúcar ou Stevia pode ser mel ou melado ou açúcar organina demerara cristal ?
    favor responder por e-mail ruthbotelho48@gmail.com
    muito obrigada !
    http://www.facebook.com/soosoomercadovintage

    ReplyDelete
  4. Olá Ruth,
    A baunilha natural é bastante forte, é preciso apenas de algumas sementes para dar sabor, use com moderação! Pode fazer sem açúcar, inclusive sou a favor de evitá-lo, adoce conforme sua preferência, mel, melado...Já experimentou usar o néctar de agave? Também fica muito bom. Vou encaminhar a mensagem para o seu email também conforme seu pedido. Um abraço!

    ReplyDelete

Post a Comment

Olá, obrigada pelo seu comentário! Renata Esteves

Popular Posts